Espetáculo da Paixão de Cristo reuniu 1,5 mil pessoas em Itaquá, já Poá ficou sem o Passos da Paixão - POÁ COM ACENTO
Praça central foi palco de apresentação imersiva com 17 cenas
Cerca de 1,5 mil pessoas assistiram e se emocionaram com a apresentação da Paixão de Cristo, realizada na sexta-feira (29/03) pela Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba na praça Padre João Álvares, região central da cidade. O espaço virou palco da encenação imersiva de 17 cenas.
“A cultura de Itaquá existe e está mais viva do que nunca. Foram meses de preparação para essa apresentação e saiu tudo dentro do esperado, com as famílias prestigiando e se emocionando”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
Entre os principais momentos, o espetáculo retratou o nascimento de Cristo, o milagre do cego de Jericó, a traição de Judas, a via sacra e a crucificação.
O público também pode conferir a exposição “A apoteose da fé”, que segue aberta das 9h às 22h até este domingo (31) no museu municipal. São 14 painéis que simbolizam cada momento da crucificação.
“É sempre muito emocionante acompanhar a encenação da Paixão de Cristo em Itaquá. O time de profissionais envolvidos está de parabéns pela entrega e o resultado”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Poá não teve o tradicional ‘Passos da Paixão’ que está no calendário da cidade e Estado de São Paulo
Desde 2013 a cidade de Poá consta no calendário turístico do Estado de São Paulo com o ‘Passos da Paixão’ o maior teatro ao ar livre do Alto Tietê, infelizmente a cidade de Poá neste ano de 2024 ficou sem esta magnífica apresentação, que já faz parte de vida cultural da cidade.
O diretor e ator Marco Senna fez um manifesto em suas redes sociais, mostrando a indignação do grupo e atores, com a atual gestão da prefeitura de Poá da prefeita Marcia Teixeira Bin de Sousa, Marcia Bin ‘União Brasil’.
Veja abaixo o manifesto postado na sexta-feira santa 23 de março de 2024
HOJE não tem espetáculo…
Aquele que aconteceu pela primeira vez em Poá no ano 2000, pelas mãos de muitos(as) voluntários(as) e da comunidade.
E que só depois de muitos anos recebeu algum investimento do setor público para ser encenado.
Aquele que fomentou a descoberta de muitos(as) artistas talentosos e a formação de grupos artísticos.
E em que muitos(as) trabalhadores(as) da cultura regional puderam exercer dignamente suas funções mas que, infelizmente, muitas vezes não puderam receber o devido valor pela sua arte.
Aquele que é um dos únicos da região do Alto Tietê que faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo (desde 2013).
E no qual artistas amadores da comunidade poaense e da grande São Paulo podiam participar gratuitamente e eram protagonistas.
Aquele que atraía em média 10.000 pessoas numa única apresentação na Sexta-feira Santa.
E que recebia caravanas de outras cidades que vinham prestigiar a arte e cultura do nosso município.
Aquele que em 2019 foi desprezado pela gestão municipal que não destinou parte dos recursos financeiros para que ele acontecesse.
E que em 2020 estava sendo preparado pelas mãos de artistas voluntários(as) e foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19.
Aquele que entre 2021 e 2022 não foi realizado por conta do distanciamento social necessário naquele momento.
E que em 2023, mais uma vez foi realizado por voluntários(as), na Vila São Francisco e conseguiu levar ao bairro um pouco da nossa arte e outros benefícios.
Aquele que a atual gestão municipal sequer quis conversar para viabilizar novamente a realização deste patrimônio imaterial da cidade.
E que parece que faz questão de apagar qualquer manifestação cultural realizada por artistas poaenses.
HOJE NÃO TEM ESPETÁCULO!
HOJE NÃO TEM ‘PASSOS DA PAIXÃO’, AQUELE QUE É CONSIDERADO O MAIOR TEATRO AO AR LIVRE DO ALTO TIETÊ.
Fotos: Dayane Oliveira
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.
Ouça a rádio que toca Flash Back 24 horas no ar clicando aqui: https://www.radiopca.com