Conheça o livro - Pardos: A visão das pessoas pardas pelo Estado brasileiro - POÁ COM ACENTO
Por Denis Moura Dos Santos
O livro “Pardos: A visão das pessoas pardas pelo Estado brasileiro” descreve os acertos e os erros no tratamento do Estado brasileiro em relação às pessoas pardas e faz uma crítica a teoria birracialista de que não existem outras cores/raças entre o negro e o branco.
Ele sempre parte da ideia de que não existem raças humanas, e o conceito de raça usado neste livro considera que a biologia influencia em nosso fenótipo, mas não é suficiente para falarmos em “raças humanas”. Nessa linha, entendemos que a visão de uma pessoa sobre si e de outras pessoas em relação ao seu fenótipo pode ser considerada como fator definitivo para a classificação racial dessa pessoa em determinada sociedade, sem a vinculação de aptidões e/ou inaptidões.
A obra explica sobre o surgimento do termo “pardo”, a miscigenação da população brasileira; a discussão sobre as pessoas pardas dentro da legislação racial de nosso país (inclusive no que se refere às cotas raciais); a posição da Imprensa Brasileira frente às pessoas pardas; e um breve panorama sobre a situação das pessoas pardas em outros países, a partir da história e do uso das nomenclaturas locais, em uma perspectiva comparada com a nossa.
Ele está disponível, em formato físico ou eletrônico, na Amazon e nas melhores livrarias.
Fonte: AI / Foto: Divulgação
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram
Promoção para anunciar aqui nos Classificados R$ 59,90