contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Gerando Falcões inaugura a nova Favela dos Sonhos, após implantação do Favela 3D - POÁ COM ACENTO

publicado em:4/07/23 6:42 PM por: Redação Região
Por Bianca Borges / Paula Marinho 
Programa de pleno emprego, digitalização e telemedicina são algumas das iniciativas colocadas em prática, a fim de auxiliar na superação da pobreza
A Favela dos Sonhos, anteriormente chamada de Boca do Sapo e localizada em Ferraz de Vasconcellos, São Paulo, foi uma das comunidades escolhidas para a implantação do projeto piloto do Favela 3D, programa desenvolvido pela Gerando Falcões e que tem o objetivo de erradicar a pobreza do país. O Governo de SP apoia a iniciativa, inclusive formalizou, em abril, um protocolo com a ONG para construir medidas que levem desenvolvimento social e urbano para as favelas do estado. Hoje, dia 01 de julho, a nova favela rebatizada pelos próprios moradores, foi apresentada completamente revitalizada nos contextos físicos e humanitários pela ONG e seus parceiros.
Para comemorar a transformação da favela, que agora provê uma melhor qualidade de vida social e econômica aos seus moradores com conquistas como o pleno emprego e o fornecimento de Wi-Fi gratuito de alta velocidade, a Gerando Falcões promoveu uma celebração no local. Durante o evento tiveram apresentações de danças, coral, orquestra e atividades especiais para as crianças, além da presença de Edu Lyra, CEO e Fundador da ONG.
“Hoje é um dia muito importante para nós. Estamos muito felizes com o sucesso da implantação do Favela 3D na Favela dos Sonhos que só foi possível graças a união do terceiro setor, poder público e iniciativa privada. Todas as melhorias conquistadas aqui também não teriam sido possíveis sem a participação ativa da comunidade que nos trouxe uma visão 360° das principais necessidades e desafios diários”, afirmou emocionado Edu Lyra.
 Conheça, a seguir, as iniciativas que foram realizadas na Favela dos Sonhos e as mudanças acarretadas por elas:
Inclusão digital
Uma das metas do Favela 3D foi promover a inclusão digital dos moradores, fornecendo acesso à internet gratuita e de alta velocidade. Deste desafio surgiu o projeto Wi-Fi 6, resultado da parceria da Gerando Falcões com a VIP Telecom – operadora de Internet por banda larga que atua na região metropolitana de São Paulo, a FiberX – integradora de tecnologia e soluções, e a Huawei do Brasil.
A iniciativa permitiu a instalação de 15 equipamentos Wi-Fi 6 fixados em pontos estratégicos dentro da favela e com a distribuição do sinal por roteadores, que podem atingir velocidades de até 9,6 Gbit/s, superiores aos 6,9 Gbit/s do Wi-Fi 5, e trazer uma melhor experiência para os usuários.
Emprego para todos
A ONG desenvolveu um programa de empregabilidade, por meio do qual reuniu empresas, consultorias de RH e outros parceiros externos para criar oportunidades de geração de renda.
Na Favela dos Sonhos, 188 pessoas estavam em busca de um emprego, o que correspondia a 72% da população. Após a execução da iniciativa a comunidade alcançou o pleno emprego, 152 moradores foram contratados e outros 36 conseguiram renda por meio de atuações empreendedoras.
Telemedicina
A saúde dos residentes foi outra prioridade. Em parceria com o Fleury, aconteceu a instalação de uma cabine de telemedicina dentro da favela. Atualmente, são realizados em média 48 atendimentos mensais, sendo que 86% dos casos são resolvidos durante a consulta, sem necessidade de outra consulta.
Arte a céu aberto
Promover a revitalização do espaço e a valorização da cultura no ambiente da comunidade era o principal objetivo da parceria entre a Gerando Falcões e a Suvinil que transformou os muros das residências da Favela dos Sonhos em uma galeria de arte urbana a céu aberto.  Além da diversidade presente nas pinturas para gerar identificação da comunidade, os artistas que fizeram os desenhos também são oriundos de diferentes regiões do Brasil como: Pernambuco, Minas Gerais e Bahia.
CEP digital
Um desafio dos moradores era poder fazer compras online, tendo a certeza de que suas encomendas seriam entregues.  Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, 70% dos moradores da favela deixaram de efetuar uma compra online porque a transportadora responsável não fazia entregas na região. Para evitar o deslocamento das pessoas até agências dos correios, implantou-se o CEP digital na Favela dos Sonhos com apoio da startup naPorta. As encomendas são direcionadas para um container na própria favela com estrutura logística de recebimento, separação e expedição. A partir deste local, ciclistas fazem a entrega dos produtos para os moradores.
Moradia digna
A Favila, Ecolar, TETO e Habitat para Humanidade se uniram à Gerando Falcões para prover casas mais sustentáveis aos moradores da comunidade. Construções feitas de lona, plástico e até papelão foram substituídas por residências construídas a partir de materiais reciclados, neste caso com tubos de pasta de dente, que foram transformados em blocos de construção. Além disso, com a doações recebidas foi feita a implantação da parte elétrica e hidráulica das moradias. O processo de reconstrução urbana da favela contou com participação dos moradores.
Iluminação sustentável
Junto com o Instituto EDP e a organização social Litro de Luz, o Favela 3D iluminou as ruas da Favela dos Sonhos, instalando 30 postes de energia solar oriundas de garrafas pet, luz de LED, baterias e tubos de PVC. Além da parte externa, as casas das famílias também tiveram rede elétrica instalada e regularizada. Essas iniciativas trouxeram facilidade de mobilidade e mais segurança.
Ecoponto, um incentivo à reciclagem
Em parceria com a Coletando foi estruturado um ecoponto na Favela dos Sonhos. O intuito é estimular a reciclagem e proporcionar uma nova fonte de renda aos moradores. A cada material descartado corretamente, o morador recebe uma quantia monetária em um cartão para utilizar em qualquer comércio que desejar.
Fortalecimento da comunidade
Além de trazer melhorias a longo prazo, o Favela 3D, programa aplicado na Favela dos Sonhos, também tinha como foco fortalecer a comunidade para que eles pudessem se manter organizados como sociedade. Com esse intuito foi criada a ONG Decolar, uma associação de moradores engajados e capacitados pelos programas de formação de líderes sociais da Gerando Falcões.
Sobre o Favela 3D
O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto único, inovador e revolucionário que está reestruturando as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores. O modelo de ação tem como foco sua mandala que conta com os seguintes pilares: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
Fonte: AI / Foto: Isis Katherine

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram

Primeiro concurso de Karaokê em Poá as inscrições já estão abertas; participe! 

Faça Já Sua Inscrição clicando aqui





Comentários



Adicionar Comentário