Prefeitura de Poá tem 'Servidor Público' exemplar que pratica urbanidade - POÁ COM ACENTO
Por Adilson Santos repórter
Quem não já não viu na mídia, principalmente na televisão um bombeiro que salvou uma vida, uma equipe do SAMU que fez um resgate, um PM ‘policial militar’ que a mãe entregou um bebê engasgado e o mesmo retornou a vida com salvamento prestado para a vítima, ou fez um parto.
Mas isto não acontece só na TV, em Poá também tem bons servidores público, que prática a ‘urbanidade’.
Mas o que é urbanidade? Quem conversa ou trabalha com o secretário de saúde Alexandre Provisor, atual responsável da pasta da saúde, sabe o que é isto, que segundo o dicionário explica assim: ‘conjunto de formalidades e procedimentos que demonstram boas maneiras e respeito entre os cidadãos; afabilidade, civilidade, cortesia.’
Hoje apurando informações, após um vereador querer e contribuir com a desconstrução da imprensa local e seu trabalho democrático, recebemos uma denuncia de uma cidadã que informou de um cão abandonado na rua Capanema, na área central de Poá, e ligando para o CEBEAP e saber os caminhos para serem tomados, fomos atendidos pela Aline Ramalho, que é a responsável pelo setor segundo ela.
Pois bem, pensem em uma pessoa educada, cortês, urbana ‘Servidora Pública’ exemplar que explicou com calma, e detalhe; para ela, estava conversando com um cidadão comum, que ligou para pedir informações. Com certeza representa bem o responsável da pasta, e é uma ótima referência de ‘Funcionário(a) Pública‘. Pois bem sabemos que nem todos os departamentos da prefeitura funciona assim, afinal; tem departamentos como seus líderes, que atendem com grosseria, arrogância, como se fosse o dono da prefeitura, e por vezes cometendo assédio moral, como já vimos da secretária de segurança Urbana de Poá Marlene, que foi muito infeliz na fala com um funcionário da segurança que trabalha direto com a prefeita Márcia Bin.
Quiçá o comportamento e atitude desta profissional Aline Ramalho, seja exemplo para todos os servidores público que não atendem neste nível de educação, respeito e urbanidade.
Parabéns Aline Ramalho.
Entenda mais sobre o conceito de Funcionário Público
Um funcionário público é uma pessoa que presta um serviço de utilidade social, isto é, que dá apoio aos outros sem segundas intenções nem para seu proveito pessoal (não tem mais nada a ganhar senão o salário que aufere pelo seu trabalho).
Os funcionários públicos, regra geral, prestam serviços por conta do Estado. Compete às instituições estatais (como os hospitais, as escolas ou as forças de segurança) fazer chegar o serviço público a toda a comunidade.
O funcionário público administra recursos que são estatais, pelo que pertencem à sociedade. O desvio de fundos e a corrupção são delitos graves que, quando cometidos por um funcionário público, atentam contra a riqueza da comunidade.
O facto de lidar com recursos e fundos públicos confere uma responsabilidade acrescida às funções dos funcionários públicos. É suposto estes adoptarem um comportamento exemplar, já que a sociedade tem expectativas de honestidade, lealdade e transparência em relação aos mesmos.
O funcionário público deve obedecer a uma série de regulamentos e de normativas, sendo que as obrigações em questão são estipuladas e impostas pela Constituição nacional.
No que diz respeito ao regime laboral dos funcionários públicos, estes trabalhadores costumam beneficiar de certas regalias e de uma maior proteção social relativamente aos empregados privados, o que lhes confere independência perante as autoridades (independentemente da rotatividade) e evitando assim que os melhores profissionais escapem para o sector privado. Por um lado, impede-se que as futuras autoridades despeçam os funcionários públicos e contratem pessoas do seu meio (conhecidos, familiares e amigos através de cunhas). Por outro, os funcionários públicos têm a possibilidade de desenvolver carreiras profissionais que, se fosse em empresas privadas, seriam muito mais difíceis de conseguir.
Assim, os funcionários públicos são todos que possuem algum vínculo de trabalho com órgãos ou com entidades do Governo, que sejam integrados em trabalhos ou cargos de qualquer uma dessas, tais como municípios, União, Distrito Federal, fundações, entre outras.
No Brasil, devido a Constituição Federal de 1988, não se utiliza o termo funcionário público, mas sim “servidor público”. Também no Brasil, para se tornar um servidor público há que se realizar concurso, por exemplo: “há concursos para vagas de policial civil, para guarda municipal, etc. E os concursos possuem provas com grau de complexidade que varia de acordo com o cargo almejado.
E, também no país, o funcionário público pode ainda ser estatutário ou coletista, sendo que o coletista tem como vantagem o reajuste do seu salário ser entre representantes da empresa e funcionário e não por meio de aprovação de lei como acontece no caso do estatutário.
O pagamento dos funcionários públicos provém da arrecadação pública de impostos que o governo realizada, ou seja, do que é arrecadado de empresas e pessoas comuns.
Muitas pessoas almejam um cargo no setor público devido a estabilidade proporcionada e também por conta do salário mais atraente. Mas há ainda outra vantagem que é poder ter uma aposentadoria acima da média de um trabalhador comum ou que atue numa empresa do setor privado.
Mas essa extensão do funcionário público varia de país para país, por exemplo: no Reino Unido são considerados como funcionários públicos apenas funcionários da Coroa, assim, os que atuam no condado ou cidade não são chamados de funcionários públicos.
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram