contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Vigilância Sanitária planeja intensificar fiscalização de clínicas terapêuticas - POÁ COM ACENTO

publicado em:16/09/22 6:38 PM por: Redação Região

Encontro inicial ocorreu na última quarta-feira (14/09) e contou com a participação de outros setores da Prefeitura de Suzano ligados à Saúde Mental

A Vigilância Sanitária de Suzano deu início, na última quarta-feira (14/09), a uma série de reuniões para discutir como combater de forma mais abrangente o surgimento de clínicas terapêuticas clandestinas. Além da vigilância, também participam do encontro o departamento Jurídico da Secretaria Municipal da Saúde, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e a Secretaria Municipal de Assistência Social que está representando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O primeiro encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde.

A ação visa localizar clínicas que apenas utilizam um imóvel para receber as pessoas e não têm CNPJ, nem mesmo autorização da Vigilância Sanitária para funcionarem, além de não disporem de estrutura para atuar neste segmento, que prima pela recuperação de pessoas que estão vulneráveis e enfrentando problemas com álcool ou drogas.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz, o resultado dos encontros deve gerar uma maior fiscalização desses locais que não apresentam condições de prestar esse tipo de serviço. “Os estabelecimentos irregulares funcionam sem nenhum critério e estamos preocupados. Por isso, vamos envolver esses setores da prefeitura para que possamos intensificar as inspeções e fechar os espaços que não prestam um bom serviço”, destacou.

Ainda segundo Mauro Vaz, a preocupação da existência destes lugares não é exclusividade da Vigilância Sanitária, mas de toda a administração municipal. “Por isso fizemos essa reunião na quarta-feira, e outras mais ocorrerão. Posso dizer que a primeira foi bem produtiva. Recebemos, em média, três denúncias por mês contra essas comunidades terapêuticas irregulares e esses encontros foram concebidos para podermos traçar os meios de como fazer a fiscalização de uma maneira mais eficiente”. A próxima reunião está marcada para ocorrer na semana que vem, porém, ainda sem data e local definidos.

Fonte: SCS : Foto: Wanderley Costa





Comentários



Adicionar Comentário