contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Mais de 200 pessoas são atendidas em mutirão para vasectomia e laqueadura em Itaquá - POÁ COM ACENTO

publicado em:14/03/22 9:21 PM por: Redação Região

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba promoveu, na última sexta-feira (11), um mutirão de cadastramento para cirurgias de vasectomia e laqueadura. A ação aconteceu em um auditório da Secretaria de Educação, no Monte Belo, e contemplou 204 pessoas que passaram por atendimento médico, psicológico e de enfermagem. Homens e mulheres conseguiram encaminhamento para o processo contraceptivo.

Os pacientes foram direcionados para a realização de exames pré-operatórios, ainda esta semana. Depois disso, será feito o agendamento para a cirurgia. “Todas as pessoas que estão nesse processo devem ficar atentas, pois o contato será realizado via telefone. A programação é realizar 15 cirurgias todas as quintas-feiras até atendermos a todos que participaram do mutirão”, explicou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Segundo a chefe da pasta, a equipe de planejamento familiar já está se organizando para que tão logo finalize as cirurgias dos pacientes em acompanhamento, seja dado prosseguimento ao atendimento dos demais que estão na fila de espera. A meta é zerar a fila para a realização de vasectomia, que atualmente é de mais de 400 pessoas.

Ao longo do atendimento, os casais receberam atendimento individualizado e discreto, passando por avaliação médica e psicológica como forma de auxiliar nas dúvidas sobre o assunto. “Os mutirões realizados na área da saúde são importantes para agilizar os atendimentos em diversas frentes, e nessas cirurgias não seria diferente”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

O planejamento familiar é garantido ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) pela Lei 9.263/1996, que trata dos direitos sexuais e reprodutivos de homens e mulheres adultos, além de jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e seguros.

“O planejamento familiar possibilita que as famílias consigam se estruturar de uma forma consciente e responsável. Dar essa possibilidade para as famílias reforça o nosso compromisso com a população sobre quando e quantos filhos desejam ter”, completou a secretária.

Fonte: SCI / Foto: Divulgação

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, em primeira mão você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram

 

 





Comentários



Adicionar Comentário