contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Evento ‘Consciência Negra e Meio Ambiente todos os dias’ leva sustentabilidade e cultura à comunidade da Vila Júlia - POÁ COM ACENTO

publicado em:13/12/21 5:00 PM por: Redação Poá

Samuel Ferreira

Ação socioambiental promove arte urbana no bairro, com grafitagem nos muros, hip-hop e samba, além de coleta de materiais recicláveis a serem destinados à CRUMA.

Uma iniciativa cultural, social e ambiental no bairro Vila Júlia, em Poá, que já ganhou o apoio da comunidade local e do poder público – além de outros atores sociais -, pode se tornar um projeto permanente no município, dada à sua importante provocação social.

Trata-se do projeto ‘Consciência Negra e Meio Ambiente todos os dias’, idealizado pela espetaria Sabor da Vila, que costuma promover eventos de samba e pagode nos finais de semana e resolveu unir o útil ao agradável, levando a arte urbana ao local, com ações de grafitagem nos muros e demais atividades do movimento hip-hop, além da arrecadação solidária de materiais recicláveis para a CRUMA, cooperativa de catadores da cidade.

O sol já reinava na manhã de sábado (11), primeiro dia do projeto, quando renomados grafiteiros deram início aos traços iniciais de suas artes, que foram criando formas e cores, sob os olhares admiradores de crianças, jovens e adultos da comunidade.

Goberto Golfino marcou presença também e vem trazendo cultura para o bairro da Vila Júlia

Enquanto a grafitagem com temas socioambientais transcorria, o DJ Ricardo Ouro Branco tocava muito samba rock, flash black e rap, numa divertida interação com o público. Presente ao evento, o MC LeoLito, do grupo Batalha do Grau, ressaltou que o movimento cultural na vila serve para que a própria comunidade possa se comunicar em diferentes áreas.

“Os grafiteiros mesmo nem são dessa quebrada, mas eles moram em outras quebradas, tá ligado? É a ligação, é importante. O movimento hip-hop tem uma responsabilidade muito grande com a quebrada, principalmente com a quebrada, tá ligado? Eu mesmo sou um MC no bagulho, mas tem parceiro ali que é b-boy, tem parceiro que faz grafite, e assim vai”, frisou o rapper.

Ainda segundo ele, “se a quebrada se comunicar mais com o hip-hop e o hip-hop com a quebrada, só vai levar mais para a frente, tem tudo a ganhar. É só uma questão de perspectiva mesmo, parar para dar uma atenção e ver que isso é um corre verdadeiro”, concluiu.

O projeto de grafitagem deve continuar no próximo sábado (18), das 10h às 23h00, com muito samba ao vivo, samba rock e hip-hop. Está confirmada a presença dos grupos Ominira e Batalha do Grau.

Durante as atividades será distribuído um Cupom Solidário com direito à uma deliciosa macarronada aos participantes que levarem aproximadamente 10 kg de materiais recicláveis, que serão destinados à cooperativa CRUMA. No entanto, a macarronada à parte custará apenas 20 Reais.

O evento na Vila Júlia é realizado em sintonia com o Dia D, ação do projeto municipal Recicla Poá, realizado na Praça da Bíblia, onde os cidadãos podem trocar seus recicláveis por produtos de limpeza ou moeda verde para compras na Loja do Bem “Colete e Troque”, instalada na Praça da Bíblia, localizada no centro de Poá.

O projeto ‘Consciência Negra e Meio Ambiente todos os dias’ tem a parceria da CRUMA e da Secretaria do Meio Ambiente de Poá, dentro do Projeto Recicla Poá, com a ONG Espaço Urbano, além do apoio do canal sociocultural Nu Kafofu.

Fonte: AI





Comentários



Adicionar Comentário