Mudas são plantadas às margens da SP 66 - POÁ COM ACENTO
As Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente de Itaquaquecetuba deram continuidade no plantio de mudas ao longo da Rodovia João Afonso de Sousa Castellano, conhecida como SP 66, nesta terça-feira (28). O plantio faz parte do projeto das pastas, “Cidade + Verde”, que consiste na arborização com espécies apropriadas para as áreas urbanas. Essas plantas são advindas de compensação ambiental.
A previsão é de que, pelo menos, 900 mudas sejam plantadas ao longo dos canteiros da cidade. Serão espécies como Ipê, Quaresmeira, Aroeira, Canafístula, Jacarandá, entre outras. Na próxima etapa, a avenida Alberto Hinoto é que vai receber as árvores, plantadas com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.
De acordo com o secretário da pasta, João Carlos Navarro, essa ação vai trazer benefícios para a cidade, além de deixar esteticamente mais bonita. “A cidade fica mais bonita, mas não é apenas isso, as árvores contribuem com a pureza do ar, há questão de sombras, fertiliza o solo, entre outros benefícios. É sem dúvida um trabalho importante, além de arborizar da forma correta, com espécies próprias que não danificam o solo”.
Antes de plantar qualquer espécie, é importante consultar a Secretaria de Meio Ambiente, pois nem todas as espécies são recomendadas para o plantio em áreas urbanizadas. Algumas como Ipê, Quaresmeira, Pata de Vaca, por exemplo, são espécies usuais na paisagem urbana e favorecem a questão de corte e não prejudicam o calçamento. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato pelo número (11) 4647-1210.
Fonte: AIPI / Foto: Millena Matos