MORRE O PREFEITO DE SÃO PAULO, BRUNO COVAS - POÁ COM ACENTO
Por Fernanda Cruz
Político estava licenciado do cargo e tratava-se no Sírio-Libanês
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morreu às 8h20 deste domingo (16), aos 41 anos, em decorrência do câncer da transição esôfago-gástrica e complicações do tratamento. O corpo do prefeito será levado para o hall do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura paulistana, onde será feita uma homenagem restrita a amigos e familiares, devido à pandemia.
Em seguida, o corpo de Bruno Covas seguirá em carro aberto, em cortejo, pela Avenida Paulista, pelo Viaduto do Chá e Largo Paissandu e pelas avenidas São João e Ipiranga, além da Rua da Consolação e outras vias. O corpo será sepultado na cidade de Santos, terra natal do prefeito, em cerimônia também restrita à família.
Licenciado do cargo no início deste mês, Bruno Covas estava em tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Filho de Pedro Lopes e Renata Covas Lopes e pai do jovem Tomás Covas, Bruno nasceu em Santos, no litoral paulista, no dia 7 de abril de 1980, e foi advogado, economista e político brasileiro.
Mudou-se para a capital paulista em 1995 e, dois anos depois, filiou-se ao PSDB, seguindo os passos do avô, o ex-governador Mário Covas (1930-2001), sua grande inspiração e influência política . No partido, chegou a ser presidente estadual e nacional da Juventude do PSDB e ocupou cargos na Executiva Estadual.
Sua carreira na política começou em 2004, quando se candidatou a vice-prefeito de sua cidade natal. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo e reeleito para o mesmo cargo e m 2010, com mais de 239 mil votos, sendo o mais votado d aquele ano.
No ano seguinte, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito deputado federal para o mandato 2015-2019.
Claudete Canada era próxima de Bruno Covas
Uma das pessoas mais próxima de Bruno Covas era Claudete Canada, que segundo ela, no ano de 201e Bruno enquanto secretário estadual do Meio Ambiente, ajudou no licenciamento do Piscinão da cidade e o CEP (Centro Educacional Poaense) Santa Luiza.
Em sua rede social Claudete postou: Vai alegrar o céu e ficar junto com seu avô o nosso governador Mário Covas… Meus sentimentos a família Renata Covas Lopes, e nos enviou a foto informando que foi a ultima que tirou com ele.
Claudete nos encaminhou a seguinte nota: Bruno Covas deixa um legado em São Paulo e no Brasil pela sua atuação política.
Jovem promissor na política atuava como prefeito da maior cidade do Brasil, construiu e ensinou a muitos. Tinha uma trajetória dentro do PSDB desde a época da juventude e como exemplo a luta pela social democracia e o respeito na política.
Deixa também a certeza de que é possível fazer política sem ódio e construindo um Estado, um País melhor.
Como neto do saudoso ex-governador Mário Covas e assim como liderança que foi seu avô, nunca desistiu diante das dificuldades e se omitiu delas, enfrentava tudo com discernimento.
Muito jovem foi presidente da juventude do PSDB, deputado estadual e federal, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no governo de Geraldo Alckmin.
Estivemos juntos desde a juventude tucana e participava assiduamente das suas campanhas. Dizíamos que ele seria nosso governador de São Paulo, e quando eleito prefeito de São Paulo, dizia a todos que foi o maior desafio de sua vida.
Em Poá os tucanos estão de luto, pois Bruno esteve conosco na cidade e nos auxiliou em 2013 com as licenças ambientais do Piscinão e CEP Santa Luiza entre outras ações políticas com o governo do Estado, na época estava como secretário de Estado do Meio Ambiente.
Fica uma lacuna na política com a perda deste jovem politico que nunca deixou de lutar pela sua vida e nunca desistiu mesmo na pandemia que o colocava em risco ajudar a população da cidade de São Paulo.
O PSDB de Poá sente-se honrado em ter construído política com a família Covas, em melhorias a nossa população.
Nossos sentimentos a família em especial a mãe Renata Covas Lopes e ao filho Tomás Lopes, que esteve incansavelmente ao lado do seu pai todo este período.
Nós tucanos de Poá estamos de luto, perdemos uma das grandes lideranças do PSDB, que tinha um futuro promissor.
Prefeita Marcia Bin divulga nota de pesar
É com imensa tristeza que publico essa nota de pesar pelo falecimento do prefeito, companheiro de partido e guerreiro Bruno Covas, que nos deixou na manhã desse domingo (15). Manifesto aqui em nome da Renata, sua mãe, do Pedro, seu pai, do Gustavo, seu irmão e do Tomás, seu filho, toda minha solidariedade aos familiares e amigos.
Não só a cidade de São Paulo perde um prefeito, mas todos nós brasileiros perdemos um grande político, jovem e que teria um vitorioso caminho a seguir. Serei sempre grata por ter me apoiado na minha campanha para a prefeitura de Poá em 2020 e por ser um grande incentivador do desenvolvimento da nossa cidade.
Lembrarei sempre das belas palavras de carinho, elas seguirão servindo como inspiração.
Que Deus dê muita força aos familiares neste momento de grande dor.
Presidente da Câmara de Poá não se manifesta
Em contato telefônicom com Doego Reis da Costa, o Diogo Pernoca não atendeu nossa ligação. Já a assessoria de imprensa do legislativao poaense informou que quanto tiver um retorno do presidente, dá o retorno.
Fonte: AB / Foto: Governo de SP / Arquivo