contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

GCM DE POÁ PODEM MULTAR E TAMBÉM ATUAR NA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - POÁ COM ACENTO

publicado em:28/04/21 12:05 AM por: Redação Poá

GCM inicia curso de atualização para atuar na fiscalização ambiental, mas já podem também multar como dito aqui no portal PCA

Ao todo 50 agentes passarão pela capacitação que será dividida em duas turmas; o primeiro curso foi realizado nesta terça-feira (27/04)

A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá iniciou nesta terça-feira (27/04) o curso de atualização para agentes de Fiscalização Ambiental. Ao todo 50 guardas entre homens e mulheres serão capacitados, sendo 25 neste primeiro dia e 25 na próxima sexta-feira (30/07). A aula contou com a participação das secretárias Marlene Sant’Anna (Segurança Urbana) e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos).

O conteúdo programático conta com o curso de Policiamento Ambiental, que abordará a legislação e competência da GCM e o curso da Fundação Florestal – veiculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que terá como tema principal a preservação das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s). As formações serão ministradas pelo comandante da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental da PM de Mogi das Cruzes, o 1° tenente Aurélio Alexandre Teixeira, e pela gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê da Fundação Florestal, Katia Bastos Florindo, respectivamente.

Antes do início das aulas, a secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, Claudete Canada, enfatizou que a premissa da gestão da Marcia Bin é trabalhar na questão ambiental. “A GCM será o nosso braço direito e essa união de esforços, dentro do que rege a lei, será de extrema importância para as nossas ações em prol da proteção das áreas ambientais de Poá”, disse.

De acordo com a responsável pela pasta, a GCM já está apta a atuar como agente de fiscalização ambiental, desde o dia 6 de abril, após a autorização da prefeita Marcia Bin com a assinatura do documento de instrução conjunta. “O curso chega para especializar o trabalho dos agentes. A legislação ambiental requer uma atenção diferenciada e dará toda a base para as ações das equipes”, enfatizou a secretária.

“O conhecimento nunca é demais. Estamos aqui para aprender e poder desempenhar o nosso papel da melhor forma possível. A preservação do meio ambiente é de extrema importância, por isso parabenizo a prefeita Marcia Bin pela iniciativa de autorizar a corporação para atuar como agente de fiscalização ambiental. Esse posicionamento demonstra que ela está atenta a todas as questões que visam a qualidade de vida do cidadão”, finalizou.

Como agentes fiscalizadores ambientais desde o início de abril, os agentes da corporação passaram a autuar quem pratica crimes ambientais como, por exemplo, descarte irregular de entulho e resíduos em vias públicas, descarte de poluentes em córregos, invasão irregular em áreas de proteção e maus tratos contra animais.

Fonte: AIPMP / Foto: Rodrigo Nagafuti





Comentários



Adicionar Comentário