APAE DE MOGI DAS CRUZES: QUALIDADE E COMPROVADA COM CERTIFICADO DA ISO 9001 - POÁ COM ACENTO
Maria Salas
Instituição mogiana conquista o certificado, após três anos do início do processo e em meio a uma pandemia
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes conquistou a certificação ISO 9001, norma que estabelece requisitos para um bom Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. A APAE mogiana segue o exemplo da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), e de outras APAES, como a de Valinhos, Limeira e Sorocaba, que também são certificadas. Na Região do Alto Tietê, a APAE de Mogi das Cruzes é a primeira instituição a receber o certificado, que comprova a excelência na prestação de serviços aos atendidos e familiares.
O trabalho para a obtenção da certificação teve início há três anos, ainda na gestão de João Montes e foi finalizado em outubro deste ano, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já sob a presidência de João Anatalino Rodrigues.
“Foi um processo longo e trabalhoso, que contou com a colaboração de todos os profissionais da APAE de Mogi das Cruzes, que se envolveram, dedicando-se a levantamentos e avaliações de processos e revisões de procedimentos internos. A certificação é o início de uma nova etapa, pois o verdadeiro esforço em busca da qualidade é feito no dia a dia da organização. É um diferencial que assegura a qualidade nos serviços prestados, evidenciando a transparência da instituição, que atua nas áreas da saúde, educação e assistência social”, diz o presidente da APAE de Mogi das Cruzes, João Anatalino.
De uma forma geral, a certificação ISO 9001 é importante pois traz melhoria na qualidade dos serviços prestados, aprimoramento dos processos de trabalho, consolida, dá credibilidade e confiança à organização, além de outros benefícios.
Todo trabalho de auditoria foi acompanhado de perto por um grupo de profissionais da APAE de Mogi das Cruzes, dentre eles o analista de T.I., Ewerson Eduardo Martins, que fala sobre como funcionou todo esse processo, desde o começo, em 2018: “Foi feita uma análise dos processos de trabalho existentes e o levantamento dos requisitos necessários à adaptação à norma ISO 9001-2015. Em seguida, iniciou-se a adaptação dos processos de trabalhos da organização, de acordo com as exigências da norma ISO 9000. As melhorias foram implantadas, ferramentas, documentos e planilhas foram inseridos e os colaboradores treinados. Os trabalhos, dentro de cada processo, passaram a ser acompanhados de forma direta, medidos e avaliados constantemente. Os processos foram auditados e ajustados até estarem em conformidade com a norma. Após entender que os trabalhos atendiam o contexto à ISO 9001-2015, foi feita a auditoria final para a obtenção do certificado. Foi um desafio e tanto, ainda mais que todo esse processo foi finalizado em meio à pandemia”, resume Ewerson.
A APAE de Mogi das Cruzes é uma organização sem fins lucrativos, com 51 anos de serviços prestados aos munícipes de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região (Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Poá). A instituição atende, atualmente, mais de 650 pessoas com deficiência múltipla e intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como suas famílias, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.
Fonte: AI
—