contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

CONHEÇA UM POUCO MAIS A FUNDO AS PROPOSTA DE GOVERNO DA PREFEITA ELEITA MARCIA BIN EM SUA PRIMEIRA ENTREVISTA EM POÁ - POÁ COM ACENTO

publicado em:2/12/20 11:23 AM por: Redação Poá
Da Redação

O POÁ COM ACENTO enviou questionamentos sobre o novo plano de governo de Poá

O PCA enviou algumas perguntas relacionadas ao governo da prefeita eleita Marcia Bin, com o intuito de informar a população sobre o planejamento para Poá nos próximos 4 anos de governo. O primeiro anúncio feito pela prefeita eleita é que a Doutora Claudia de Deus será a nova secretária da Saúde.

Nossa equipe enviou vários questionamentos sobre o próprio plano de governo proposto pela prefeita e abordamos assuntos chaves como: logística, saúde, zoonose, educação e outros, abaixo iremos detalhar quais foram os questionamentos e as respostas que obtivemos na íntegra.

No seu plano de governo, começa falando sobre saúde e fazer a implantação de um sistema de controle e logística para pessoas com deficiência e idosos, como pretende iniciar e buscar os recursos para o feito?
Para as pessoas com deficiência e idosos, será necessário desenvolver um programa para informatizar as informações, buscando o atendimento, cadastramento e o acesso físico e digital. Os dados registrados e analisados, permitirão desenvolver com mais eficiência e eficácia o cruzamento de informações.

Haverá a necessidade de reformulação do cuidado ao idoso e reorganização dos serviços de saúde, investimentos ou ações públicas devem ser intensificados para dar continuidade e otimizar a rede de serviços de saúde e, assim, comportar a demanda crescente de indivíduos idosos, principalmente com deficiência.
Vale destacar que, em primeiro lugar, precisamos ter a noção exata da realidade financeira do Município, pois iremos trabalhar com os pés no chão e consciência de que o orçamento municipal diminuiu. Em relação aos recursos, já demos início entrando em contato com deputados estaduais, buscando emendas parlamentares.

Ainda sobre saúde, a implantação do ambulatório de pessoas feridas, seria onde? Dentro do Hospital Medina? Ou outro local? Como vai ser feito?
O Ambulatório de Feridas será implantado na UBS Wellington Lopes. Será necessário desenvolver o fluxo de atendimento, infraestrutura, recursos humanos, logística, processo de enfermagem, gerenciamento e avaliação dos resultados.
O ambulatório contará com médico, enfermeiro especialista, técnicos, auxiliares de enfermagem e equipe de apoio (nutricionista e fisioterapeuta). A assistência será sistematizada, humanizada, direcionada a resolutividade dos principais problemas que causam as incidências de lesões e os agravos nos processos de cicatrização, podendo reduzir as comorbidades e os prejuízos que tais lesões promovem ao indivíduo, família e sociedade no aspecto sócio-políticos e econômicos.

Falando de animais, como será a estrutura da zoonose na sua gestão? Será cumprida toda as legislações vigente? Queremos promover a readequação da estrutura do Centro de Zoonoses, tanto na parte de recursos humanos e estrutural. Os profissionais terão treinamento, cursos para oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral, para que o controle da população de animais domésticos seja feito. A ideia é que o Centro de Zoonoses mantenha um programa gratuito de castração de cães e gatos, onde os proprietários receberão, entre outros benefícios, o incentivo a posse responsável dos animais. O Centro de Zoonoses seguirá todas as recomendações que dispõe sobre a organização, prestação de serviços, a fiscalização e o controle das ações e dos serviços de saúde no nosso município.

No seu plano tem sobre a saúde da mulher, quais pontos serão feitos e como irá funcionar?
A política de atenção integral à saúde das mulheres será para promover a saúde das mulheres em todos os ciclos da vida, priorizando a assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, realizando ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde. O nosso programa para a saúde da mulher incluirá ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação a assistência da mulher.

Quais são as metas estipuladas no âmbito do Plano Municipal de Educação e qual o prazo para cumprir?
Queremos incentivar a formação continuada visando a qualificação dos profissionais da Educação, criar o Programa de capacitação dos profissionais da educação, organizar e reforçar o acervo existente na Secretaria, reconhecer a importância da interação com a comunidade para a formação profissional, vamos propor a criação de uma Comissão da Educação para que emitam parecer técnico para reorganizar o Estatuto e demais legislações pertinentes a educação do Município, cumprir as metas estipuladas no âmbito do Plano Municipal de Educação, garantir a retomada das obras do Centro Educacional Poaense do Jardim Santa Luiza, entre outras. Em relação ao prazo, primeiro precisamos assumir a Administração Municipal e ver qual é a realidade financeira do Município e, aí sim, estipular prazos.

Qual o seu plano de gestão fiscal para a cidade?
Nenhum setor ficará esquecido no nosso governo, realizaremos um choque de gestão, não só fiscal, mas em todos os setores que entendemos ser necessária tal ação.

Será feita redução de secretarias como já disse, quais serão extinguidas, e como ficará a composição das pastas?
Sim, com certeza! O nosso governo tem como prioridade estabilizar a saúde financeira do município que, apesar de ainda não termos a noção real da situação, sabemos que ações precisam ser tomadas de imediato e a redução de secretarias é uma dessas ações. Algumas pastas serão transformadas em departamentos e realocadas em outras secretarias, porém, estamos aguardando o término da transição para iniciarmos essa fase.

No seu plano, tem aumentar o efetivo da Guarda Municipal, porém com a gestão atual já existe um problema com isso, irá solucionar a situação com os efetivos que já teriam que estar em exercício ou novo concurso?
Queremos aumentar o efetivo da GCM sim, precisamos buscar meios para proporcionar mais segurança à população, porém, em primeiro lugar, precisamos nos adequar à realidade financeira do município e, aí sim, no momento oportuno promover esse aumento. Em relação a pessoas que prestaram concurso para a GCM, podem ficar tranquilas, pois respeitaremos o concurso realizado e, assim que possível, daremos sequência à convocação com base na classificação do referido concurso.

Será feita redução de cargos? Entre eles comissionados?
Como foi dito acima, queremos buscar o total conhecimento sobre a realidade financeira da cidade, qualquer comentário feito sem tal informação não terá sustentação, pois como posso afirmar que terá redução ou não, se não tenho em mãos os números e documentos referentes ao departamento de recursos humanos.

Com a queda de arrecadação da cidade, como colocará em prática o seu plano de governo?
Com responsabilidade, consciência e, principalmente, com os pés no chão, cada passo será estudado para não comprometer, ainda mais, a saúde financeira do município.

Qual o seu projeto para o Turismo na cidade em 1 e 2 anos?
Temos vários projetos que foram apresentados em nosso plano de governo como, por exemplo, propor a criação do Comitê do Turismo Municipal, a implementação da Lei da Política Municipal de Turismo visando o incentivo e geração de trabalho e renda, além de estimular o empreendedorismo em parceria com a iniciativa privada, queremos promover a acessibilidade nos pontos turísticos para atender ao estatuto da pessoa com deficiência e a criação do Programa Municipal Turismo do Saber, onde escolas municipais, estaduais e privadas acompanhadas de monitores visitam próprios públicos e tomam conhecimento de sua história, além de concluir o balneário, entre outros projetos. Em relação ao período, sigo a mesma linha da questão sobre os projetos da Educação, não vou determinar prazo, enquanto não estiver ciente da realidade municipal na questão financeira.

Em relação a mulher, tem a sala lilás, só que ela já existe. Qual será a outra alternativa nessa parte do plano?
Vamos garantir a Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha, na prevenção e atendimento aos chamados emergenciais das mulheres vítimas de violência doméstica, com medida protetiva concedida pelo Poder Público, além da elaboração do plano municipal de políticas para mulheres, do auxílio ao Programa: E agora, José?, grupo socioeducativo com homens autores de violência doméstica contra as mulheres e, vamos também, buscar parceria com o Governo de São Paulo para implantação da Delegacia da Mulher.

O que a cidade terá de diferença e poderá esperar em 100 dias de governo?
Transparência nas contas públicas e uma cidade mais cuidada, espaços públicos com uma zeladoria funcional, onde o cidadão poderá ir à uma praça, por exemplo, e vê-la bem cuidada, limpa e pronta para receber ele e sua família.

Quais secretários já estão definidos e cada pasta?
O secretariado ainda não está definido, como foi dito acima, estamos aguardando o término da transição para definir quais pastas permanecem e quais devem se tornar departamentos, ou seja, após a definição das pastas é que definiremos quem estará à frente delas.

No seu ponto de vista, qual a importância dos Conselhos Municipais?
São muito importantes, por isso queremos e vamos propor reuniões e chamamentos para que a população participa mais da vida política da cidade.

Como está o andamento da transição de governo?
Está sendo feita da melhor maneira possível, pacífica e com total acessibilidade por parte do atual governo, tudo que é solicitado, está sendo atendido de imediato, estamos trabalhando em harmonia.

Foto: Rodrigo Nagafuti




Comentários


Como Será a pavimentação da vila são Francisco poa e como vai continuar a documentação que está no cartório para legalização do bairro

Responder

Vamos encaminhar a pergunta para a assessoria da prefeita eleita. Obrigado

Responder

Adicionar Comentário