contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

FERRAZ INICIA VISITA PARA FORMAÇÃO DE CENSO SOBRE TRACOMA - POÁ COM ACENTO

publicado em:2/03/20 11:22 PM por: Redação Região

No último sábado, 29 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou uma busca ativa por tracoma, doença dos olhos causada por uma bactéria que pode levar à cegueira. A ação ocorreu na Vila Santo Antônio e percorreu 395 residências do bairro.

A censo teve como objetivo verificar o número de crianças de 1 a 9 anos de idade com possibilidade de desenvolver a doença. No censo de 2010, este número era de 316 crianças, já este ano, nos quase 400 domicílios visitados, nenhum caso foi identificado.

Além das orientações boca a boca e da avaliação prática por parte dos profissionais da pasta, na oportunidade, também foram distribuídos mais de 500 panfletos informativos.

Vale destacar que mais duas ações para completar o censo devem ser realizadas, sendo uma no próximo dia 10 e outra no dia 12 de março. Se indícios da doença forem constatados em alguma criança durante estas averiguações, a mesma é encaminhada para exames confirmatórios e posterior tratamento.

Segundo o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a busca ativa casa a casa possibilita um número real de acometidos pelo tracoma ou possíveis casos da doença. “Não adianta trabalharmos de longe, temos que estar em contato direto com a população para assegurar o diagnóstico real e precoce, focando o tratamento eficaz e correto. Por isso as buscas ativas são tão importantes, funcionam como mais uma ferramenta de atendimento eficiente e humanizado aos moradores, que devem ter em mente que podem contar conosco para toda a assistência necessária”, afirmou o chefe do Executivo ferrazense.

Inspeções noturnas

A Vigilância Sanitária de Ferraz também realizou nos dias 14, 28 e 29 de fevereiro inspeções noturnas em tabacarias da cidade. Ao todo foram 40 estabelecimentos visitados pelas equipes, destes, seis já estavam fechados ou haviam optado por outro ramo de comércio, como adegas. Outros procedimentos padrões de inspeção também foram aplicados nos locais.

Fonte: AIPFV / Foto: Aurélio Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: AIPFV

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves –





Comentários



Adicionar Comentário