PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE FERRAZ DE VASCONCELOS JÁ COMEÇOU - POÁ COM ACENTO
Leticia Riente
Nesta segunda-feira, 14 de outubro, Ferraz de Vasconcelos completa 66 anos de emancipação político-administrativa. Para lembrar a data, algumas comemorações já começaram no município. Hoje, 9 de outubro, alunos da rede municipal de ensino se apresentaram na Prefeitura, com o intuito de comemorar e destacar os potenciais da cidade.
No evento, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, o espetáculo ficou por conta dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) “Antônio Bernardino Correa” e “Nurimar Martins Hiar”, que cantaram e dançaram, inclusive tendo o hino de Ferraz como referência para os passos e caracterização.
Além disso, durante o evento, alguns quadros dos estudantes, também do Nurimar, ficaram expostos, mostrando uma das oficinas que é trabalhada na unidade por meio da parceria com o projeto “Gerando Falcões”. Um dos alunos homenageou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, com uma tela de pintura à óleo.
Em seu discurso, o chefe do Executivo ferrazense destacou historicamente o desenvolvimento da cidade, mostrando a magnitude de seu crescimento. “Quando ganhei minha primeira eleição, há 26 anos, Ferraz era diferente, menor. Hoje somos mais de 200 mil habitantes, infelizmente, com um orçamento de R$ 300 milhões, o que não é o suficiente, também tendo em vista todas as dívidas herdadas, que inclusive tiram R$ 7,5 milhões por mês de investimentos de infraestrutura que poderiam estar sendo aplicados no município. De qualquer forma quero agradecer a cada secretário, funcionário, professor, afinal ninguém faz nada sozinho. Parabéns Ferraz, parabéns a todos”, disse Zé Biruta.
Para encerrar a festa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz, Bruna Chacon, falou das boas esperanças frente à cidade. “Esta manhã, com estas crianças, retratou justamente o sentimento que tenho no meu coração, que é de esperança por Ferraz. Já passamos por momentos muito difíceis, mas agora o tempo é outro, avançamos muito e a população vai se surpreender”, finalizou.
Presentes na ação, também estiveram os secretários municipais Lucas Bertagnolli (Governo), Pedro Elias Bou Assi (Desenvolvimento Econômico e Agropecuária), Bruno Daniel da Silva de Oliveira (Assuntos Jurídicos), Kelly D’avila Hungria Cordeiro (Saúde), Silvana Francinete da Silva (Fazenda), Francisco Pereira de Brito (Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida), Cármen Lúcia Lorenti (Administração), Neudir Ferreira da Rocha (Serviços Urbanos), Élio Tonalezi (Cultura), Antônio Carlos dos Santos Ferreira (Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação), além do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cléverson Ramos.
Representando a Câmara, estiveram presentes os vereadores Renato Ramos de Souza, Cláudio Squizato, José Nelson Ferreira e Pedro Paulo de Almeida.
Próximos eventos
Ainda em comemoração ao aniversário de 66 anos de Ferraz, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma série de aulas de dança aberta à população, que ocorrerão no Parque Municipal “Nosso Recanto”, no Jardim Pérola, que inclusive passou por reformas no banheiros, área de churrasqueira, etc. Nos dias 12,13 e 14, a partir das 10 horas, os ferrazenses poderão participar de aulas de zumba, ginástica, e ainda acompanhar as apresentações dos alunos do Centro de Arte e Cultura (CAC) e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
Até sexta-feira, 11 de outubro, a Educação ferrazense também está promovendo uma exposição de fotos da cidade, retratando por meio de imagens a evolução do município com o passar do tempo. As telas estão no Centro de Integração a Cidadania (CIC), localizado na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco, das 8 às 17 horas.