contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

FERRAZ CONTINUA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO 'JULHO AMARELO' - POÁ COM ACENTO

publicado em:12/07/19 12:34 AM por: Redação Região
Leticia Riente

Ferraz de Vasconcelos está promovendo uma série de atividades alusivas ao “Julho Amarelo”, mês dedicado à conscientização dos munícipes sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. Por meio da Saúde ferrazense, está sendo intensificada a oferta de testes rápidos e a realização de rodas de conversa e orientações sobre o tema.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), está ocorrendo a intensificação do testes rápidos para hepatite C, tipo da doença que é considerado silencioso, a oferta do esquema vacinal para hepatite B, palestras em grupo, estas, proferidas pelos médicos generalista da unidades, e ainda ministrações encabeçadas pelos coordenadores das ESFs, que abordam o que é a doença, seus tipos, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Já nas UBSs tradicionais,também está sendo intensificada a oferta de testes rápidos para hepatite C, palestras em grupos ministradas pelos enfermeiros da rede, oferta de esquema vacinal para hepatite B, entre outras ações neste sentido.

Além disso, no dia 20 de julho, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o dia D contra as hepatites virais, que disponibilizará os testes rápidos contra a doença nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, e “Antônio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco. A expectativa é que mais de 400 pessoas realizem os testes rápidos.

Quem quiser fazer os testes tanto nos postos de saúde, como no dia D, deve apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento pessoal.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, o “Julho Amarelo” é importante para ajudar no rastreamento dos portadores das hepatites no município. “Quando nós temos um mapeamento dos pacientes que possuem hepatites, conseguimos efetuar um diagnóstico precoce, o que facilita o tratamento. Temos profissionais qualificados para a realização dos testes rápidos e para identificar a doença. Por isso o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e nós da Secretaria, estamos fazendo tanta questão da campanha”, disse.

Segundo a coordenadora das ESFs de Ferraz, Joelma Barcelos, se a hepatite não é cuidada de forma correta, o quadro pode evoluir até para um câncer de fígado. “Por isso é importante que a população procure nossos serviços e façam os testes, que inclusive estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade e possibilitam um resultado em até 15 minutos”, destaca.

Ainda segundo Joelma, é importante, principalmente, que pessoas acima de 40 anos procurem saber se possuem alguma hepatite ou não, assim como as gestantes, que apesar do risco pequeno de se passar a doença para a criança, deve também ter esta preocupação. Ainda segundo a coordenadora Joelma Barcelos, vale lembrar que são raras de hepatites transmissíveis e que a maior probabilidade de se pegar a doença é pelo contato com o sangue.

Fonte: AIPFV/Foto: Aurélio Alves




Comentários



Adicionar Comentário