POÁ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSO NOS DIAS 21 E 22 DE MARÇO - POÁ COM ACENTO
Durante dois dias o tema debatido será: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”
Acontece em Poá nos dias 21 e 22 de março, das 8h às 12 horas, no Cantinho da Melhor Idade (Alameda Pedro Calil, 100 – Centro), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. O evento é aberto ao público e é uma organização do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa terá os seguintes eixos temáticos que nortearão as discussões nos grupos: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; os Conselhos de Direitos: papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Segundo o secretário de Assistência, Edevaldo Gonçalves, o Conselho Municipal do Idoso realiza um trabalho muito importante com a organização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “É um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas, que promove amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas e visando a execução das ações”.
Ainda de acordo com o secretário, durante a conferência os participantes poderão conferir as políticas públicas setoriais; debater desafios e decidir prioridades; e propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol do envelhecimento com dignidade em Poá e no País. “É um evento que servirá como canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas e a cidadania. Ou seja, um evento totalmente democrático com ampla participação e efetivo compromisso de todos (governo, sociedade civil organizada, idosos)”, completou Edevaldo Gonçalves.
Programação da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
21/03
8h às 9h – Recepção dos participantes
9h – Apresentação cultural com grupo de coreografia da terceira idade
9h15 – Composição da mesa
10h15 – Palestra do mestre Ivan Oliveira – educador físico e especialista em biotecnologia com ênfase em envelhecimento
11h15 – Perguntas e debates
12h – Encerramento
22/3
8h às 9h – Credenciamento
9h – Palavra da presidente do Conselho do Idoso
9h03 – Leitura do regimento interno e aprovação
9h15 – Palestra de Marilia Anselmo Viana da Silva Berzins – assistente social, mestre em gerontologia social (PUC/SP), doutora em Saúde Pública, presidente do Olhe (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento), organizadora dos livros “Rompendo o silêncio: faces da violência na velhice” e “Políticas públicas para um País que envelhece” e membro titular do Conselho Estadual do Idoso/SP
10h – Composição dos grupos e discussão dos eixos temáticos
11h às 12h – Aprovação das propostas e eleição dos delegados
12h – Encerramento