POÁ ELEGE NOVO PRESIDENTE E MESA DO COMTUR - POÁ COM ACENTO
Da redação do Jornal Novo São Paulo – Aéssio Ramos Pinto
O Conselho Municipal de Turismo de Poá (COMTUR) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 29, na sede da secretaria de Turismo, para tratar da eleição da nova diretoria para o biênio 2019/2020. Por aclamação foram escolhidos para compor a diretoria os seguintes membros: Presidente Rodolfo Zaaranski; vice-presidente Adilson Santos; Secretário Executivo Sandra Miani e Secretário Adjunto Euwaldo England.
O presidente Célio Demétrio conduziu a reunião e agradeceu aos conselheiros por ter feito parte de tão importante cargo. Ele enfatizou sobre a importância do Comtur e disse que às vezes muitas pessoas não entende a necessidade dele e, ainda mais, sobre Poá ser uma estância turística. Mas, que aos poucos a coisa vai caminhando para sua efetivação.
O secretário interino de Turismo Lauriston Barros destacou o trabalho do presidente Demétrio e congratulou-se com a nova diretoria do Comtur para a realização de um bom trabalho visando o progresso do turismo em Poá.
O presidente eleito Rodolfo (Charlinho) por sua vez, declarou que irá dar continuidade aos trabalhos iniciados na gestão de Célio Demétrio e fazer gestão para que o Município se consolide como estância turística e mantém as verbas do governo do estado, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR.
O vice-presidente Adilson Santos que está no Comtur desde sua fundação, é conhecedor profundo sobre o turismo de forma ampla. Ele espera que nesta gestão o prefeito dê mais condições de trabalho para o Comtur e, consequentemente, à Secretaria Municipal de Turismo. Adilson disse que colocará sua experiência a favor do turismo poaense e espera que o Comtur seja fortalecido com seus novos membros.
Para Adilson, às vezes os membros do Comtur não são reconhecidos perante a sociedade. Poucos sabem que os conselheiros prestam serviços relevantes à comunidade e não são remunerados. Dedicam parte do seu tempo com o convívio da família e do trabalho para servir. Isto deveria ser seguido por todos aqueles que gostam sobremaneira da cidade em que moram.
Antes do início da reunião Adilson pediu para que fosse marcada nova data para que pudesse providenciar uma comissão de eleição e dar tempo dos candidatos se prepararem para a disputa, mas foi voto vencido.
Em tempo
O Secretário de Turismo Lauriston Barros, após a reunião que elegeu a nova diretoria fez uma análise mais criteriosa na Lei do Comtur de Poá e verificou que a coordenação do Conselho Municipal de Turismo em seu parágrafo 1º. Refere que a coordenação será exercida por 02 (dois) coordenadores, sendo um deles advindo do Poder Público, o qual deverá ser titular da Secretaria Municipal de Turismo, e outro da iniciativa privada, ambos auxiliados por 01 (um) Secretário Executivo e 01 (um) Secretário Adjunto, sendo 01 (um) representante do Poder Público outro das entidades privadas.
Agora, diante deste impasse, o secretário de Turismo Lauriston Barros suspendeu a posse dos eleitos até que seja discutido o assunto e marcar uma reunião extraordinária para nova eleição.