audiência educação.jpgA Secretaria de Educação realizará audiência pública no próximo  dia 6 de abril, às 19 horas, no salão de eventos da pasta (rua Dr. Luiz Pereira Barreto, 662, Vila Júlia) e durante a atividade serão eleitos 30 delegados para representarem Poá na etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2018), que  acontecerá em Suzano nos dias 20, 21 e 22 de abril.

Segundo o secretário de Educação, professor Carlos Humberto Martins Duarte, para esta audiência podem se inscrever cidadãos interessados na área educacional, que residam em Poá ou sejam ligados a alguma entidade do setor na cidade como: segmentos da Rede de Educação do município, estadual, privado, ensino superior, ensino técnico e profissionalizante, além de representantes de sindicatos, ONGs, instituições, sociedade civil, entre outros setores.

As inscrições já podem ser realizadas no site: www.educacaopoa.com até o dia 4 de abril (quarta-feira) para que a Secretaria de Educação possa organizar o processo de eleição. Na etapa intermunicipal os delegados poderão contribuir com as reflexões e discussões do documento-referência: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” a partir dos seguintes eixos temáticos:

I. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V. Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI. Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII. Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Professor Humberto acrescentou ser muito importante a participação dos profissionais da educação e dos setores e segmentos do município. “Com a presença de todos, Poá poderá garantir sua representatividade na etapa Intermunicipal da CONAE/2018, colaborando assim com a gestão democrática da educação nacional”.

A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Por meio da CONAE, o FNE e o Ministério da Educação buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da educação pública.

Fonte: Prefeitura de Poá