contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

FALTA DE ACESSIBILIDADE DA PREFEITURA DE POÁ - POÁ COM ACENTO

publicado em:18/09/17 9:27 PM por: Redação Poá
Aéssio Ramos Pinto

falta acessibilidade na prefeitura de Poá.jpgOs pais do deficiente em foto estão inconformados com a falta de acessibilidade na Prefeitura Municipal de Poá. Na semana passada uma mãe poaense teve que pedir ajuda para transportar seu filho deficiente nas escadarias da prefeitura para poder resolver seus problemas.

Acessibilidade para Deficientes – Adaptações e Normas de acessibilidade para deficientes. A Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE é o órgão de Assessoria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pela gestão de políticas voltadas para integração da pessoa portadora de deficiência, tendo como eixo focal a defesa de direitos e a promoção da cidadania.

A Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 balizam a política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência criando assim as principais normas de acessibilidade para deficientes.

A CORDE tem a função de programar essa política e para isso, orienta a sua atuação em dois sentidos: primeiro é o exercício de sua atribuição normativa e reguladora das ações desta área no âmbito federal e, o segundo é desempenho da função articuladora de políticas públicas existentes, tanto na esfera federal como em outras esferas governamentais.

Acessibilidade é Desafio para Pessoas com Deficiência em Todo o País

Os direitos das pessoas com deficiência finalmente estão chegando aos meios de comunicação e sendo integrados ao discurso do Estado, mas as mudanças concretas de efetivação de cidadania ainda ocorrem de maneira lenta, diz a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos de Pessoas com Deficiência (IBDD), Teresa d’Amaral. Segundo ela, a legislação brasileira sobre o tema é excelente, mas não houve, nos últimos anos, efetivação dos direitos dessa parcela da população.

“Isso significa, entre outras coisas, falta de acessibilidade nos transportes públicos, nos prédios públicos e privados de uso coletivo, em restaurantes, em universidades, em hotéis e em espaços públicos, em geral.” Teresa ressalta que a questão da acessibilidade é a que mais chama a atenção quando se fala em pessoas com deficiência, porque, na maioria dos casos, ocorre desrespeito “a um dos direitos mais básicos, o de ir e vir”. “Esse direito praticamente não existe para pessoas com deficiência na maioria das cidades brasileiras”, lamenta.

Aéssio Ramos Pinto é editor do jornal Novo São Paulo



A última modificação foi feita em:Julho 16th, 2019 as 01:09




Comentários



Adicionar Comentário