contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

A FIGURA PATERNA - POÁ COM ACENTO

publicado em:12/08/17 1:18 PM por: Redação Artigo

Rolgaciano Fernandes

Rolgaciano perfilNeste domingo comemoramos o dia dos pais, a data é uma ótimo pedida para reflexão. Em tempos “modernos”, ainda há que se refletir sobre o papel da figura paterna, seus direitos e deveres, desafios e responsabilidades, em uma sociedade que construiu diversas possibilidades de organização familiar, que não a tradicional: pai, mãe e filhos. Nem sempre os conceitos que temos sobre família acompanham as constantes mudanças nos modos de viver. Portanto, é extremamente importante refletir e construir princípios que norteiem as diferentes relações de família e parentesco que existem sejam elas de pais de criação, pais “separados” que casam novamente, avós e tios que exercem as funções paternas e maternas. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Mesmo em tempos modernos, ainda existe um bloqueio quanto as novas formas de família. Afinal, o que vem de imediato a nossa mente quando falamos em família? Aquela tradicional, com pai, mãe e filhos. No entanto, nem sempre os conceitos que temos sobre família acompanham as constantes mudanças nos modos de viver.

A sociedade impõe um preconceito quando diz pai “separado”. Será unicamente visitar, ver como o filho está e pagar pensão? Aliás, o próprio termo “separado” coloca esse pai em um lugar diferente e repleto de preconceitos e esteriótipos. Na verdade, o pai rompeu o vínculo conjugal com a mãe, contudo, o vínculo parental com o filho permanece; assim, estes é que precisarão estruturar as suas formas de convivência. A família do filho não segue o modelo tradicional, mas existe. Podemos citar, ainda, mães que são pais, guerreiras em dose dupla.

Nessa data tão especial, você que é pai, não veja seu filho apenas como um encargo que possui. As responsabilidades são muitas, mas mais do que isso, aproveite o que mais de puro existe em uma relação de pai e filho, sejam ela de sangue ou de coração: amor!

Filho, procure também por ele. Datas específicas, como essa, são belas oportunidades de rever atitudes e convicções. Pode viver sob o mesmo teto ou em outra cidade; pode ser criança ou adulto. Esqueça, nem que seja por algum momento, alguma mágoa que por ventura tenha ocorrido e se permita aproveitar com o seu pai.

Você que identifica na mãe, avó, avô, irmão ou qual parente seja, uma figura paterna, não se intimide e lhe dê muito mais que um presente em alusão a data. Dê a chance do convívio e agradeça por tudo que essa pessoa fez e ainda faz por você. Afinal, o amanhã pode não chegar. Faça hoje, viva hoje, abrace hoje, ame hoje.

Desejo a todos um Feliz dia dos Pais!

Rolgaciano Fernandes é vereador pelo Podemos, presidente da sigla em Itaquaquecetuba e está em seu terceiro mandato no Legislativo



A última modificação foi feita em:Julho 18th, 2019 as 00:52




Comentários



Adicionar Comentário