PROJETO VAI INTEGRAR IMAGENS DE CÂMERAS PRIVADAS COM SECRETARA DE SEGURANÇA

Anderson Fernandes

reunião segurança poáPoá será pioneira da região com o projeto, e o mesmo quando estiver em pleno funcionamento fará da cidade uma das mais bem monitoradas do Alto Tietê

Poá vai ampliar o monitoramento por câmeras nos bairros e este trabalho contará com o apoio da comunidade. Foi apresentado na noite de ontem (11), no Rotary Club de Poá, um programa de cooperação entre o Poder Público e a sociedade, em que os aparelhos de vigilância particulares e públicos poderão ser integrados em uma mesma central. Participaram da reunião os secretários de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol, de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Massa, o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Poá, capitão Paulo Marcelo Esvael do Carmo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá (Acip), Francisco Quintino, e empresários da cidade.

“Existe uma ferramenta que controla de forma digital câmeras particulares (que estejam voltadas para vias públicas), que podem ser utilizadas pelo Poder Público, ampliando o monitoramento em toda a cidade e auxiliando assim na vigilância nos organismos de segurança como a GCM e as polícias Militar e Civil”, explicou Xiol. “Por meio deste sistema será possível ter acesso fácil e rápido a gravações, que poderão auxiliar a polícia em investigações, na prisão de suspeitos e como instrumento de provas, já que existe uma dificuldade grande de identificar testemunhas em determinados delitos”.

Ainda segundo Xiol, com essa ferramenta será possível integrar as câmeras de vigilância particulares da cidade com a central de monitoramento da administração municipal. “Hoje já contamos com nossas câmeras e esse seria um grande reforço, sem custos para o município. Essa plataforma ainda possibilita um ‘botão de pânico’, que o munícipe pode acioná-lo e rapidamente identificaremos o local que pode estar ocorrendo um delido e assim tomar as ações necessárias”, comentou.

Poá será pioneira da região com o projeto, e o mesmo quando estiver em pleno funcionamento fará da cidade uma das mais bem monitoradas do Alto Tietê. “As imagens geradas pelas câmeras particulares serão recebidas pela Prefeitura pela internet. Com essa tecnologia poderemos dar mais agilidade e reduzir o tempo de resposta à população”, disse. A iniciativa além de identificar situações de violência e criminalidade, vai aprimorar o monitoramento do patrimônio público, como escolas e unidades de saúde, e fiscalizar as ruas para impedir descarte irregular de lixo e pichações.

WhatsApp
Recentemente a Secretaria de Segurança Urbana de Poá iniciou um trabalho com líderes de bairros e criou um grupo no aplicativo WhatsApp, chamado Poá+Segura. O objetivo da ação também foi aumentar o monitoramento da cidade em parceria com a população. “Temos na cidade diversos grupos que têm a questão da segurança como objetivo principal. O que fizemos foi selecionar os líderes desses grupos para um trabalho mais próximo. Ou seja, esse líder monitora o grupo da sua comunidade e avisa a gente em caso de qualquer anormalidade”, relembrou Xiol.

De acordo com o secretário de Segurança, o grupo de WhatsApp tem sido um instrumento para ajudar a identificar e prender assaltantes, pois as fotos, vídeos e descrições detalhadas são informadas e posteriormente repassadas para as polícias Militar e Civil.

“É uma iniciativa que também chegou para somar. Temos a Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá que está realizando operações de combate à criminalidade em diversos bairros da cidade; a Prefeitura de Poá também deu início ao atendimento de Delegacia Eletrônica em dois locais; teremos em breve o início da Atividade Delegada; a convocação de novos GCMs; implantação do Centro de Segurança Integrada (CSI); instalação de barreiras eletrônicas; entre outros”, reforçou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Poá / Foto: Flávio Aquino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: